domingo, 17 de maio de 2009

RECUPERAÇÃO


Muita gente defende que os estudantes devem ter direito a atividades de recuperação paralela. Bem, há uma grande dificuldade em se recuperar paralelamente, já que os provões, que costumam valer metade do total de pontos em cada bimestre, geralmente são aplicados em cima dos conselhos de classe, já no finalzinho de cada bimestre.
Bem, o que a maioria dos professores faz, então? Uma nova prova para que os alunos tentem atingir a média necessária em cada bimestre.

Nas escolas do Estado, tirando as técnicas, a média para passar para a série seguinte é 5,0. Ou seja, devem totalizar 20,0 pontos até o quarto bimestre. Podem, então, jogar até metade dos pontos fora! E as atividades para que tenham a oportunidade de totalizar tais pontos costumam ser variadas. Infelizmente muitos não conseguem atingir os 5,o pontos bimestrais e acabam indo para a tal recuperação.
Cabe então um esclarecimento, queridos estudantes: A recuperação não é para DAR pontos! É para que vocês estudem, aprendam e tentem, por esforço próprio, atingir a média 5,0. Só que muitos parecem não dar a menor bola para essa nova oportunidade. Para minha decepção, as notas tiradas na recuperação são muitas vezes menores do que as médias anteriores. A sorte de vocês é que acaba valendo a maior nota. Se a recuperação simplesmente substituísse a média anterior, a nota de muitos baixaria!

Outra coisa, embora vocês achem que nós, professores, não prestamos atenção ao que acontece em sala, estão solenemente enganados. E temos algumas queixas por conta disso. Vejam:

*Durante as aulas há sempre alunos que não copiam a matéria e passam grande parte do tempo conversando sobre os mais variados assuntos;

*Celulares, aparelhos de mp3 e máquinas fotográficas parecem mais interessantes do que as aulas. E essas porcarias são proibidas em sala de aula por duas leis, uma municipal e outra estadual, vocês sabiam?

*Raramente fazem os deveres de casa. Em aula, só quando ficamos em cima, fazendo pressão. Muitos, na maior cara de pau, esperam a correção, copiam as respostas e ainda colocam um sinal de "certo" ao lado de cada resposta copiada! E alguns, nem isso! Pode???

*É raro, muito raro, raríssimo algum aluno ter dúvidas. Bem, como eu acho quase impossível ninguém ter dúvidas, concluo o óbvio: Não estudam! E se não estudam, como poderiam ter dúvidas??? Aí chega a hora da verdade, ou seja, as avaliações, e o esperado invariavelmente acontece: notas baixíssimas! E aí muitos vão para a recuperação! O resto da novela já é conhecido por todos: A maioria não aproveita a nova oportunidade e as notas baixas se repetem!

Vocês podem até não acreditar, mas sabem quem são os maiores interessados que os alunos atinjam a média ou mais? Os professores! Nós escolhemos essa profissão movidos pelo desejo de dividir com vocês o pouco que sabemos. Desejamos, sinceramente, que vocês tenham sucesso na vida! E também há o lado do trabalho: Quanto menos alunos em recuperação, menos provas extras para corrigir! Ou seja, menos trabalho! Mas daí a dar pontos para vocês há uma diferença imensa! Uma aluna quase teve um treco, fez pirraça, bateu os pés e praguejou porque não dei meio ponto para que ela ficasse na média, mesmo depois da tal recuperação. Não dei e não darei jamais!!! Escolas não são instituições de caridade, rapaziada! Procuramos fazer bem a nossa parte: Damos a matéria, explicamos com exemplos variados, aplicamos exercícios, tiramos dúvidas (Isso quando alguém pergunta, que fique claro!). Cabe a cada um de vocês fazer o que se espera de estudantes: ESTUDAR! Os maiores beneficiados serão vocês mesmos, acreditem!

Nenhum comentário: