sábado, 16 de maio de 2009

UNIFORME ESCOLAR


Dizer que hoje em dia os estudantes usam uniforme escolar é meio força de expressão. A realidade é que, pelo menos nas escolas públicas do Rio de Janeiro, o uniforme se resume a uma camisa. E olhe lá!
Não há uma padronização maior. Antigamente o uniforme era realmente igual para todos: camisa padrão, calça azul marinho (de tergal), sapato preto, meia branca. E ainda cobravam até marca do sapato: Vulcabrás. Quem está na faixa dos quarenta anos ou mais não vai me desmentir.
Todos usavam o uniforme, inclusive os mais carentes. Para esses casos havia a ajuda na aquisição do uniforme, com recursos que vinham da "caixa escolar".
Hoje em dia a maioria esmagadora dos estudantes usa o que dá na telha: Vão para a escola de boné, enrolam a camisa (deixando o umbigo à mostra), calças e bermudas das mais variadas cores, tênis idem. Sapato? Nem em sonho!
Alguns vão dizer: O que há de errado nisso? Bem, NADA, ou TUDO, dependendo do ponto de vista. Na minha humilde opinião, o uniforme era uma maneira de selecionar quem entra nas escolas. Mais segurança! Hoje entra quem quer, com intenções que nem sempre são claras. Já vi casos de alunos de outras escolas entrarem em sala de aula e só se identificarem como de outro lugar quando questionados pelos professores. Aí eu pergunto: O que foram fazer ali???
O interessante é que, mesmo não sendo exigido nada além de uma camisa, muitos não gostam de usá-la. Volta e meia estou a cobrar de algum estudante onde está a camisa do uniforme. "Está lavando." "Está na mochila." "Rasgou." Sempre uma desculpa esfarrapada!...
E também há os completamente sem noção: Ontem um aluno do ensino médio desfilava pela sala com uma calça que devia ser pelo menos uns dois números acima do que ele deveria usar. Sem cinto! Resultado: A calça caía e deixava à mostra sua cueca, mini. Revoltante! O pior é que o tal aluno foi completamente abusado quando falei com ele a respeito e ainda tive que ouvir uma piadinha maldosa. É claro que não gostei e coloquei o elemento em seu devido lugar! Se voltar a acontecer, serei obrigado a chamar o responsável...
Na maioria das escolas particulares ainda há o hábito de se cobrar o uniforme. E é tudo igual, dos pés à cabeça! Em muitas empresas e funções o uniforme também é obrigatório. Por que, então, tanta resistência em se usar a tal camiseta???
Em tempo: já que fazem tanta questão de usar algo na cabeça, que tal um capacete? Do jeito que anda a violência nas escolas...

Nenhum comentário: