domingo, 26 de abril de 2009

FERIADOS E "ENFORCAMENTO"


O que eu já havia previsto se confirmou! As escolas do Município e do Estado abriram normalmente na quarta e na sexta-feira. Houve um ponto facultativo na segunda-feira, seguido do feriado de Tiradentes na terça. O que aconteceu na quarta? O óbvio: escolas quase vazias, com pouquíssimos alunos. Várias turmas tiveram 100% de ausência. Os professores foram trabalhar e ainda tiveram que cumprir horário. No caso das turmas em que alguns gatos pingados apareceram, pouco foi feito. Não dá para dar matéria nova com três ou quatro alunos em sala! Ficamos, então, naquele cansativo jogo de "Professor, libera a gente!" / "Não posso liberar. Vamos fazer exercícios de revisão!"
Quinta-feira, novo feriado. Sexta-feira: O que aconteceu? O esperado, é claro! Pouquíssimos alunos! Juntando todos não daria para formar uma turma.
Eu não sou de enforcar feriados. Não que eu seja santo ou sofra de "furor pedagógico". A verdade é que não posso me dar ao luxo de ter descontos em meu salário por causa de faltas. Mas é inegável que não acho nada proveitoso trabalhar nesses dias. Não adianta avisar que se não for ponto facultativo, vai haver aula! A garotada falta mesmo e pronto!
Entendam: Não se trata de não querer trabalhar, mas ir só para cumprir os 200 dias letivos, mesmo sabendo que não será um dia proveitoso, aí é dose! Acaba virando castigo para quem vai à escola! Isso vale tanto para alunos quanto para professores e demais funcionários!
Ano que vem a novela se repetirá: um feriado será na quarta e o outro na sexta. Haverá aula na quinta???

Nenhum comentário: