sábado, 27 de junho de 2009

"A PROVA TÁ FÁCIL!"

Ontem, sexta-feira, eu apliquei uma prova de dez questões de múltipla escolha em minhas seis turmas de Ensino Médio. Cheguei a ouvir gemidos de felicidade e comentários do tipo "A prova está fácil!"
Não precisa dizer que fiquei imensamente feliz. Por meus alunos e por mim! "Oba!", pensei, "Menos provas de recuperação para aplicar e corrigir semana que vem!"
Mas como alegria de pobre dura pouco, veio a ducha fria da realidade assim que comecei as correções: zero, meio, um, zero de novo... A tal prova valia cinco pontos. Os outros cinco eram trabalhos, que muitos não entregaram ou fizeram errado... Trocando em miúdos: serão muitas provas de recuperação!
Por que eles fazem isso comigo? Por que não estudam???
Eu disse que a recuperação será na próxima sexta-feira e que, na dúvida, todo mundo deveria estudar e chegar preparado, pois só vão saber na hora da prova quem não atingiu a média.
Garanto que a maioria não vai estudar e, mais uma vez, eu vou ter que corrigir um catatau de provas de recuperação à toa! Na boa, só aplico esse tipo de prova porque sou obrigado! É só trabalho extra, com pouco proveito...
Eu costumo brincar com a triste realidade da Educação nos dias de hoje: Se eu escrevesse em uma prova "Vide gabarito no verso", ainda assim ia ter gente tirando "zero", pois muitos não saberiam o que é "vide" ou "verso"... Um dia ainda vou testar essa teoria!
Gente, eu imploro: Venham realmente preparados para a tal prova de recuperação! Lembro-me bem do que aconteceu no primeiro bimestre: Teve aluno reclamando porque ficou em recuperação "por um décimo" ou "meio ponto" e ficou enchendo o saco, pedindo para eu "dar" o que faltava para a média. Escola não é instituição de caridade! Eu nunca vou "dar" pontos! Vocês é que devem conquistá-los através do estudo! Quem não conseguir a nota necessária para passar, vai ficar reprovado!!! Eu tenho moral para afirmar isso, pois faço a minha parte: Dou minhas aulas, não falto, tiro dúvidas (dos poucos que perguntam, diga-se de passagem...), ou seja, tenho a consciência tranquila (Ai, que saudades do trema!)! Então, façam a parte de vocês! Ou seja, ESTUDEM!
Tenham um ótimo fim de semana!

Nenhum comentário: